Marcadores

terça-feira, 13 de novembro de 2012

5 Minutos diarios que podem melhorar o seu dia - Alongamento


Ola,
No sabado, estava conversando com meu marido (sim! ele tem participação BEM ativa nas matérias que programo pro blog e me ajuda MUITO) sobre a dificuldade da pessoa que malha em manter seu ritmo quando esta viajando, seja a lazer ou a trabalho. Ele conversou com uma vendedora da loja em q ele trabalha ( e q tb malha) e perguntou a ela como ela faz quando ela esta viajando pra manter a rotina de exercicios (Marido fazendo pesquisa de campo pra mim, ahuahu), e a resposta foi "Não faço" . Reparei quando viajo com meu marido, a dificuldade em encontrar hoteis que tenham uma academia, por mais basica que seja, para que seus hospedes possam pelo menos manter sua rotina de treinos ou de aerobicos... Achei q ela, por viajar para diferentes cidades teria mais facilidade... Mas a realidade é outra... dificilmente encontramos hoteis equipados com academias, e quando encontramos, o preço é absurdo! Um outro hotel proximo, muito mais bonito, com uma vista MUITO superior e otimos serviços eram MUITO mais baratos q o unico q encontramos em nossa rota de viajem que tinha uma academia (basica). A diferença era de uns R$100,00 cada diaria! isso é absurdo!!! Em alguns lugares, pelo menos da pra fazer uma caminhada... Quando viajamos de ferias, por exemplo, meu amrido e eu, caminhamos todo dia de manhã, não é muita coisa, mas já faz diferença no meu dia... Mas e quando uma pessoa viaja a trabalho, por exemplo, em uma cidade mais movimentada e que não tenha como fazer uma caminhada? Uns minutos de alngamento podem salvar o dia!
Vamos entender um pouco sobre alongamento:
Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade.
Segundo professores de educação fisica, o alongamento é uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e elasticidade, alem de prevenir lesões.
Essencial para o aquecimento e relaxamento dos músculos, deve ser uma atividade incorporada ao exercício físico, mas também pode ser praticado sozinho.
Qualquer pessoa pode aprender a fazer alongamentos, independentemente da idade e da flexibilidade, mesmo quem apresenta algum problema específico, como LER ou hérnia de disco também pode fazer alongamentos, mas com menos intensidade. Não é preciso grande condição física ou habilidades atléticas.
Os alongamentos podem ser feitos sempre que se sentir vontade, uma vez que relaxam o corpo e a mente.
Os benefícios de se alongar:
- Reduz as tensões musculares
- Relaxa o corpo
- Proporciona maior consciência corporal
- Deixa os movimentos mais leves e soltos
- Auxilia em uma respiração adequada aumentando a oxigenação do sangue
- Reduz o risco de lesões
- Facilita a execução de movimentos no dia-a-dia
- Aumenta a auto-estima
- Diminui dores musculares
- Auxilia na reabilitação de problemas estruturais
- Melhora o funcionamento de todos os órgãos vitais
- Aumenta a capacidade de concentração
- Ativa a circulação sanguínea
- Tranqüiliza e relaxa
- Auxilia no bom posicionamento da coluna vertebral
- Combate o stress
- Melhora a qualidade de vida

No caso de estudantes, pode ser feito ate no intervalo das aulas, o alongamento ajuda na respiração, facilitando a circulação sanguínea  oq aumenta o raciocínio.



Como de ser feito?

A respiração é fundamental: quando se respira fundo aumenta-se o relaxamento muscular. É a respiração que dá o ritmo ao exercício e por isso deve ser lenta e profunda.Deve-se respeitar os seus limites. Forçar o alongamento pode causar lesões nos músculos e tendões. Não se preocupe em alongar até ao limite. Aos poucos você vai ganhar flexibilidade.
Regularidade e relaxamento são ingredientes obrigatórios para um bom alongamento. Aprenda a introduzi-lo em sua rotina. É possível alongar enquanto se faz outras coisas como ler ou ver TV.Os alongamentos conseguem esse resultado por aumentarem a temperatura da musculatura e por produzirem pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos.

Por que fazer alongamento?

Tanto quem tem uma vida sedentária, como quem tem prática de atividade física regular intensa, em maior ou menor grau, promovem o encurtamento das fibras musculares, com diminuição da flexibilidade. As atividades físicas e esportes de longa duração como corrida, ciclismo, natação, entre outros, fortalecem os músculos, mas diminuem a sua flexibilidade.Nos dois casos, a conseqüência direta desse encurtamento de fibras é a maior propensão para o desenvolvimento de problemas em ossos e músculos. Provavelmente, a queixa mais freqüente encontrada tanto entre sedentários, como entre atletas, é a perda da flexibilidade provocando dores lombares, por encurtamento da musculatura das costas e posterior das coxas, associado a uma musculatura abdominal fraca.Com a prática regular de alongamento, os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dos esportes, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares. Por isso é TÃO importante SEMPRE alongar depois de qq atividade fisica!

Quando alongar?

É importante alongar adequadamente a musculatura depois de uma atividade física. Isso protege e melhora o desempenho muscular. Pela sua facilidade de execução, a maioria dos alongamentos pode também ser feitos, praticamente, a qualquer hora. Ao despertar pela manhã, no trabalho, durante viagens prolongadas, no ônibus, em qualquer lugar. Sempre que for identificada alguma tensão muscular, prontamente algum tipo de alongamento pode ser empregado para trazer bem estar.

Como alongar?

Antes de tudo, é importante aprender a forma correta de executar os alongamentos, para aumentar os resultados e evitar lesões. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves.
O mesmo alongamento pode ser repetido, buscando alongar mais o músculo evitando sentir dor. Para aumentar o resultado, após cada alongamento, o músculo pode ser contraído por alguns segundos, voltando a ser alongado novamente.




Exercício para todas as idades
De acordo com os ortopedistas, a musculatura se contrai nas atividades que fazemos diariamente ou pela postura incorreta. O alongamento vai justamente relaxar o stress muscular, causado por um trabalho repetitivo ou por exercícios. Pessoas de todas as idades podem fazer alongamento.
O melhor horário para se fazer os exercícios é de manhã. Nesse horário, o corpo está vindo de horas de relaxamento provocadas pelo sono, se preparando para iniciar um dia de atividades e por isso está mais disposto. Mas, para as pessoas que têm má postura ou um dia de trabalho muito repetitivo, como usuários de computador ou dentistas, o ideal é que também façam alongamento após o trabalho.
O ideal é que o alongamento seja realizado de duas a três vezes por semana,no mínimo. Para quem faz exercícios regularmente, se recomenda que o alongamento seja feito antes e depois dos exercícios. Antes dos exercícios o alongamento vai esquentar as fibras musculares para que elas não sofram com o movimento e depois das atividades físicas o alongamento vai relaxar os músculos. 

"O alongamento mudou minha vida"
A publicitária Elisa Mendes, de 39 anos, faz alongamento desde os 25. Segundo ela, os maiores benefícios são a postura correta, flexibilidade e maior facilidade para realizar exercícios. "O alongamento mudou a minha vida. Não sinto mais dor na coluna e realizo atividades com uma facilidade que as pessoas da minha idade não conseguem acompanhar. Tenho mais disposição para tudo", diz.

Mesmo quem faz alongamento há pouco tempo já sente mudanças com os exercícios. É o caso da economista Juliana Almeida, de 26 anos que faz alongamento há cinco meses. "Faço alongamento três vezes por semana antes do trabalho. Já me sinto mais disposta, com mais flexibilidade e livre de algumas dores musculares que eu sentia. Além disso, estou mais tranqüila e relaxada". 

Viram? Mesmo quem não tem uma atividade fisica regular pode se beneficiar alongando todos os dias, não exige demais e faz super bem ao nosso corpo... Pra quem pratica atividades fisicas regulares, faz muita diferença incluir o alongamento em sua rotina. E quando viajamos faz muita diferença tb, é rápido e não precisa de nenhum equipamento para ser executado, só da nossa disposição... Com toda certeza estará incluído na minha rotina diária tb!

NO pain, NO gain!


Bjs  =*


Nenhum comentário:

Postar um comentário