Marcadores

sábado, 6 de outubro de 2012

Receita do Dia - Tabule


Ola,
hj venho trazer uma receita de salada muito saborosa, leve, pratica e refrescante, alem de muito nutritiva: o Tabule.
Para quem nao sabe, o Tabule e um prato libanes de salada, basicamente feito de trigo pra kibe, cebola, pepino e ervas.
Mas enfim, quais as vantagens de comer Tabule?

Trigo pra Kibe: Ele eh rico em vitamina do complexo B que sao essenciais para o funcionamento adequado do sistema nervoso e digestorio, importantes para o cabelo, pele, unhas, ossos e dentes. Fonte de fibras que ajudam no melhor funcionamento do intestino e redução de colesterol e glicose sanguíneos. Contém também potassio, fosforo, cálcio, magnésio, selênio, manganes e um pouco de ferro.

Tomate: Além do licopeno, que previne câncer de prostata. Contém quase todas as vitaminas e minerais em grande quantidade e poucas calorias (alguns nutricionista liberam o tomate para ser consumido à vontante por sua baixa concentração calorica).
Pepino: Rico em minerais como potassio, cálcio e selênio e ainda em vitamina C e ácido fólico.
Cebola: Além do ótimo sabor que oferece à preparação possibilitanto a redução do acrescimo de sal contém vitamina C, iodo, potássio, fosforo além de propriedades terapeuticas.
Hortelã: Ela dá um toque especial ao tabule e contém vitamina C, niacina,vitamina B1, ácido fólico, vitamina B2, vitamina E, potassio, sódio, fosforo, cálcio, ferro e manganês.
Limão: Importantissima fonte de vitamina C que melhora a absorção de ferro proveniente de fontes vegetais.
Azeite: É importante se certificar que o azeite é o extra virgem, pois esta é sua forma pura, os outro são acrescidos de outros óleos vegetais. O azeite é uma ótima fonte de ômega 3 um antiinflamatorio que previne doenças cardiovasculares além de contrinuir para o funcionamento do cérebero, memória, concentração e mais.
Sal: é importante moderar a quantidade de sal. Em excesso o sal por delvar a problemas cardiovasculares como a hipertensão arterial (pressão alta) e prejudica também os rins. A receita leva varios igredientes que proporcionam um “salgadinho” a preparação e você ainda pode acrescentar oalecrim que além de tempero contém vitamina A, C e algus minerais.
Agora você já sabe o quanto o Tabule pode fazer bem para sua saúde vamos a receita.
Ingredientes:
4 tomates maduros
3 xícaras (chá) de folhas de salsinha
2 xícaras (chá) de folhas de hortelã fresca
1 cebola média
1/2 xícara (chá) de trigo fino

1 pepino (de preferencia o japonês)
suco de limão a gosto
azeite a gosto
1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora

sal a gosto


Modo de PreparoLave bem o trigo e deixe de molho com o dobro de água numa tigela por 1 hora. Escora a água e esprema o excesso com as mãos. Reserve.
Lave as folhas, a cebola e os tomates sob água corrente. Seque-os muito bem.
Numa tábua, pique a salsinha e corte a hortelã em tirinhas finas. Corte a cebola em cubinhos. Corte o tomate ao meio, retire as sementes e pique em cubinhos.

Tire a maioria da casca do pepino e corte as extremidades, descartanto a parte com sementes. Corte em cubinhos
 Numa tigela, misture o trigo, o tomate, a cebola, a salsinha e a hortelã. Tempere com o suco de limão, o azeite, o sal e a pimenta. Misture bem e sirva.


Essa eh uma receita muito saborosa e versatil. Se quiser pode adicionar cenoura ralada tb. Bom Apetite !






Nenhum comentário:

Postar um comentário